Páginas

Essência

sexta-feira, 5 de agosto de 2011.
Bom, eu criei o blog, para poder postar(óbvio), mas estou bastante atarefado, mas agora que já estou acabando os meus afazeres, estou desatarefado, tendando impor algo que faça de meu tempo bem gasto, eu sempre gostei de bons livros, mas eu resolvi largar, a minha "comodância" e também de certa forma meu "sedentarismo", e com o tempo, eu quase não estou ficando em casa, bom isso foi o que eu pude resumir bastante, o meu plano não é falar muito da minha vida por agora já que se eu falasse, não caberia em um post apenas, então vou postar algumas coisas que são do interesse das pessoas que leêm meu blog.


Notre-Dame

A Catedral de Notre-Dame de Amiens é uma catedral gótica francesa, ela fora construída em 1220, inspirada na Catedral de Chartres.
É uma das maiores catedrais góticas em França.  Esta monumental catedral localiza-se em Amiens, a maior cidade da Picardia, no vale do Rio Somme, 100 km a norte de Paris.

Os documentos relativos a construção da catedral gótica podem ter se perdido após o incêndio que destruiu o arquivo público da catedral por volta de 1218, um grande incidente para a época.
O Bispo Evrard de Fouilly iniciou os trabalhos de construção da catedral em 1220. Robert de Luzarches ocupou o posto de arquiteto até 1228 e foi substituído por Thomas de Cormont até 1258. Seu filho, Renaud de Cormont, atuou como arquiteto até 1288.

A crônica de Corbie referece a data de conclusão das obras em 1266, porém as etapas de finalização prosseguiram além desta data, principalmente as relacionadas com o acabamento dos pisos da catedral sendo finalizadas em 1288.
Ainda hoje, a catedral abriga a suposta cabeça de João Batista, relíquia adquirida em decorrência da Quarta Cruzada.
A construção da catedral neste período pode ser vista como resultado de uma necessidade e de oportunidade. A destruição dos antigos edifícios da cidade praticamente obrigou os moradores locais a erguer imediatamente uma nova catedral.
O longo e relativamente pacífico reinado de Luís IX trouxe muita prosperidade à região com base na agricultura e no fortíssimo comércio interno francês, o que tornou possível o investimento na construção.

Como alguns sabem Catedral de Chartres, é onde, se conta a história Notre-Dame, um romance da literatura francesa escrito por Victor Hugo, isso, essa história foi muito influênte, para a frança, levando ao filme da Disney Corcunda de Notre-Dame. A ação desenrola-se dentro e em torno da Catedral de Notre-Dame, na Île de la Cité, no meio do rio Sena. Aqui estavam situadas os dois grandes monumentos da cidade à época: a Catedral e o Palácio da Justiça, o que centralizava, na ilha, a religião e o governo de Paris.

Por intermédio de alguns escritores a obra ficou famosa e bastante atuante, mas, eles tiraram a essência gótica da história colocando um conto da Disney, eu acho que o mundo aos pouco corroe o que o ser humano quis passar, esse foi só um dos exemplos, que me chateiam. Mas, Catedral de Notre-Dame de Amiens é o que nos resta, de uma era gótica do corcunda de notre-dame, eu quero que vocês leiam o livro, e busquem o que as pessoas realmente querem passar.

Eu não quero dizer que seja esse o sentido da história, a história é Frollo é atormentado pelo conflito entre o amor a Deus e o que sente por Esmeralda.A moça ingênua descobre a maldade dos parisienses contra os ciganos. A história contada no livro não está unicamente baseada no amor que sente Quasimodo por Esmeralda. No romance, toda a vida social do século XV é exposta: mendigos criando todo um estado monárquico e autônomo nas ruas perigosas (e reunindo-se no "Pátio dos Milagres"), burguêses assistindo aos espetáculos bárbaros e injustos de torturas na Praça de Grève, soldados cometendo crimes impunemente, arquidiáconos traindo sua religião e apaixonando-se, ciganos ganhando a vida nas ruas e o próprio rei da época Luís XI. Todos esses papéis aparecem na obra, tanto histórica quanto dramática. Existem capítulos inteiros que, ao invés de abordarem a vida de esmeralda ou Quasimodo, falam da Catedral ou do rei Luís XI. Mas o que quero dizer é que esqueceram a essência da história!

Comentários:

Postar um comentário

 
I'm not sleeping © Copyright 2010 | Template By Mundo Blogger |